Na torcida para os cinco de MS se tornarem ‘cidadãos do mundo’


Texto publicado originalmente na edição de sábado (28) de Jornal O Estado MS

Meu filho tem sete anos e nestas férias foi a segunda vez que ele viajou de avião sozinho rumo a Cuiabá para rever o lado mato-grossense da família. E, lá vai ele com um crachá de identificação quase do tamanho dele e de mãos dadas com a aeromoça rumo à sala de desembarque. A gente brinca e diz que o malinha já é“cidadão do mundo”.
Você deve estar se perguntando porquê estou falando sobre isso, ou achando que eu estou me achando o maior pai coruja. O que, aliás, nem devo ser. Se não, ainda falaria das peripécias da minha filhotinha que já... deixa para lá.
Eu usei a expressão cidadão do mundo para pôr fim na minha angústia ao abordar os atletas de Mato Grosso do Sul que estão nos Jogos de Londres. Sempre rola uma conversa sobre a cobertura a ser dada no jornal. Dos cinco representantes, dois deles literalmente “só” nasceram em solo sul-mato- grossense e não possuem vínculo familiar com o Estado. Caso do nadador Leonardo de Deus, e do judoca Rafael Silva. A questão é: a gente pode bater no peito e dizer que eles são sim, filhos da terra? Ou é forçar um pouco a barra.?.
O outro caso é o da zagueira Bruna Benites. Parte da família mora em Campo Grande, ela jogou futsal na UCDB e participou do time feminino do Comercial antes de se destacar nacionalmente no Foz Cataratas, do Paraná. Mas, tem sempre esse tal de mas, na identidade consta bem constado que o local de seu nascimento é,advinha? Cuiabá. E, aí? Ela tem menos importância por isso, ou vale mais do que a dupla citada acima pelo fato de ter familiares e amigos em Campo Grande?
Já a aquidauanense Talita, do vôlei de praia, e o douradense Magno Prado Nazaret, do ciclismo, passam ilesos por este detector de bairrismo. Tem parentes, viveram e quando podem marcam presença no Estado.
Atenção: a resposta que darei a seguir é de minha total responsabilidade e pode não corresponder à opinião do veículo (uma singela brincadeira em forma de homenagem àqueles avisos que têm antes de programas, filmes, ou documentários de qualidade duvidosa que as emissoras/produtoras/estúdios utilizam para se eximir de culpa).
Eu acho que a zagueira tem mais a ver com o esporte local do que a dupla Leonardo de Deus e Rafael Silva. Porém, entretanto, todavia, a torcida deve ser para todos, independentemente do local de origem dos brasileiros. E, se brilharem na Olimpíada, o espaço tem de ser à altura do seu feito. Pois, deixará de ser apenas sul-mato-grossense, brasileiro, para se tornar legitimamente cidadão do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aluno com a camisa assinada pelos amigos é bem fim de ano

Dez músicas para Campo Grande no modo aleatório

Tem rap sem palavrão que é bom. Mas censurar palavrão do rap, não.