Se fosse eu boliviano estaria indignado



Acompanho nos noticiários brasileiros a situação dos corintianos presos na Bolívia. E, o que mais me impressiona nem é a discussão se eles são culpados ou inocentes, mas como muitos vêem ou tratam o país vizinho. É um ar de superioridade irritante. Aquele mesmo jeitão de quando ficam indignados ao sermos criticados pelos States, pelos europeus, e de quem não é da América do Sul.
“A Bolívia é um país atrasado, a Justiça lá não funciona”. Nossa, até parece um país que não gostou de quando um secretário francês da Fifa disse que merecia tomar um chute no glúteo tamanho o atraso para as obras da Copa.
Quem a gente pensa que é para se achar assim tão superior em relação aos latino-americanos? Com que moral, nossos nobres políticos e cartolas do futebol acham que têm para quase que mandar a polícia boliviana libertar os 12 torcedores? Por que tamanha energia não é dispensada quando brasileiros são acusados de crimes nos EUA, na Europa?  Certamente, porque o sentimento perto do “primeiro mundo” deva ser de inferioridade, vai ver neste caso se sintam igual aos bolivianos.
Enfim, acho que um pouco menos, só um pouquinho, de respeito seria muito bom. Pois, diante de tanto “esforço” para atropelar a Justiça daquele país e tratar a região como se fosse seu quintal, fosse eu boliviano estaria indignado. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aluno com a camisa assinada pelos amigos é bem fim de ano

Tem rap sem palavrão que é bom. Mas censurar palavrão do rap, não.

Educação nos EUA sob ataque conservador é mais do que um aviso