Pai japonês e santista, filho corintiano no Japão. Pai é pai



No último domingo, o que mais me chamou a atenção foi meu pai. Japonês mesmo. Imigrante e que adora o Brasil. Ás vezes mais até do que a terra natal, às vezes menos, mais adora. Ele é santista, pois, como gosta de explicar, o navio em que ele atravessou o oceano desembarcava no litoral paulista. Daí, a influência.
Mas, quando é seleção brasileira ou algum time do Brasil em campo ele torce para os de língua portuguesa. Às vezes, mais do que muitos brasileiros. Um exemplo foi na final vencida pelo Corinthians em Yokohama. Não sei se ele vai concordar, nem sei ele vai ler o que escrevo, mas foi o que eu senti.
No segundo tempo, ele com a minha mãe, também japonesa, apareceram lá em casa para tomarem o cafezinho da manhã. E, assistiram o segundo tempo do jogo. Esse mundial meu pai teve um motivo a mais para torcer. Meu irmão mora lá no país do Sol Nascente. E é corintiano. O que parece impulsionou ainda mais a torcida dele. Acho que um misto de orgulho do torneio ser em seu país e o fato do filho lá estar. Ao fim do jogo, o “ véio” não desgrudou os olhos da televisão. Deve ter passado presente futuro um turbilhão de emoções. Imaginando como estariam meu irmão e os brasileiros que lá vivem. Uma festa e tanto em meio à dura rotina de trabalho imposta aos trabalhadores estrangeiros.  “Ei pai, desse jeito você vai virar corintiano”, brinquei. E, nada. Parece que desligou do mundo. Deve ter acionado um Google maps para localizar alguém. Um tempo a mais, minha esposa tenta de novo, “ei véio, você tá virando corintiano, hein”. Agora, de volta a Campo Grande, ele respondeu “não, o Santos está no meu coração”. Sei, mas deve ser muito bom imaginar o filho feliz. Do outro lado do mundo.
Assim, homenageio os corintianos. Nem vou falar do jogo. Vai ser chover no molhado. Parabéns.
Em nota: esse “problema” clubístico passa longe de casa. Meus filhos torcem para o mesmo time que o pai e a mãe. Ufa, né?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aluno com a camisa assinada pelos amigos é bem fim de ano

Dez músicas para Campo Grande no modo aleatório

Tem rap sem palavrão que é bom. Mas censurar palavrão do rap, não.