O futebol de MS também é Enem. E nem Série A, E nem série B, e nem série C

Dizem que existe a tal “invejinha boa”. Pode ser que sim, ou não. Talvez. Mas, se for aplicado a algum caso, estou com esta sensação depois deste fim de semana de futebol.
O “responsável” é a Luverdense de Mato Grosso. Aquele time que, primeiro ficou famoso por ter dado trabalho ao Corinthians na Copa do Brasil. E, ontem, fez história ao levar o futebol de Mato Grosso, ou pelo menos o clube de Lucas de Rio Verde, cidade com pouco mais de 40 mil habitantes, ao Brasileiro da Série B. Lembro que no ano que Mato Grosso foi a escolhida para ser uma das sedes da Copa de 2014, há pouco mais de cinco anos, o presidente da Federação de Mato Grosso disse que o projeto do governo estadual era colocar um time na Série B até 2014. Na época, não levei muito a sério, interpretei como um devaneio de quem estava comemorando o "triunfo" sobre o estado vizinho. Sorte ou não, ainda bem que não apostei.
Enquanto isso, no Do Sul, cartolas estão mais interessados em lucrar com jogos da Série A, aplicar decisões “estranhas” via Tribunal de Justiça Desportiva-MS, ou, lamentavelmente, afirmar         estar “cagando” para o futebol de MS. E, eu que já tinha considerado péssimo quando o artilheiro do Sul-Mato-Grossense da Série A deste ano, o atacante Careca, comemorou a sua transferência para o Paysandu-PA. “Agora estou indo para o futebol de verdade”.
Olha, podem dizer que o Mato Grosso está assim por ser um estado mais rico, que o caso da Luverdense é um caso isolado (embora o Cuiabá esteja na Série C), etc, etc. Mas, a impressão é a de que o futebol do lado Sul parou no tempo. Ou involuiu, como queiram. Feliz foi de quem viu o Operário até o fim da década de 80, o Comercial que já encarou de igual para igual o Santos de Pelé.
Hoje, o que se vê é futebol de menos, dirigentes de mais. Que, por capricho, conivência, (des) interesse próprio ou outro motivo qualquer, consegue derrubar um time do próprio Estado na Copa do Brasil. Que, faz vista grossa em briga no Estadual da Série A, em que torcedor quase morro durante briga entre torcedores do Misto de Três Lagoas e do Ivinhema, e ainda gaba-se de ter apoio de TV, do governo do Estado, de montadora de carro... é um sucesso!
É, pensando bem, a Série D é merecidamente o lugar do futebol de MS. Série de Decepção. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aluno com a camisa assinada pelos amigos é bem fim de ano

Tem rap sem palavrão que é bom. Mas censurar palavrão do rap, não.

Educação nos EUA sob ataque conservador é mais do que um aviso