A farsa da Bolsa Atleta



Vamos ao control c + control v da semana

Saiu no Correio Braziliense, li no Blog do Juca, e sei lá, acho que vale a pena ser divulgado

A farsa da Bolsa Atleta
Por José Cruz

Reportagem de Braitner Moreira e Thaís Cunha, no Correio Braziliense, revela que “dos 193 contemplados com Bolsa Atleta estudantil do Ministério do Esporte nenhum chegou aos Jogos Olímpicos, e um terço nem pertence mais a qualquer federação”.
A reportagem é bombástica e ganhou manchete na capa do jornal: “Bolsa Atleta estudantil vira um fiasco olímpico”.
Criada há sete anos, a Bolsa é mais uma da série de doações do governo federal. No caso, apenas contribuição ao orçamento familiar, em vez de incentivo efetivo no contexto do desenvolvimento do esporte. (temos isso?)
Atualmente, o Ministério do Esporte paga cinco mil bolsas anuais. Centenas são fraudadas, porque o Ministério não tem como fiscalizar para quem doa o benefício. Pior: Nunca avaliou uma só prestação de contas. Os documentos que os candidatos à Bolsa apresentam não são checados. Entrar no programa de forma fraudulenta é uma barbada.
Recentemente denunciei que contemplaram com “Bolsa Internacional” atletas campeões de badminton. O evento foi de fundo de quintal, uma farsa.
Atletas suspensos por doping mas contemplados com Bolsa ocorre com frequência.
Os bolsistas deste ano inscreveram-se no ano passado com resultados de 2011… Muitos encerraram carreira, outros nem no ranking estão, mas têm a valiosa ajuda financeira do governo.
O professor Fernando Franco, do Centro de Estudos de Atletismo, constatou que, sete anos depois de criada, a Bolsa Atleta não teve qualquer influência na evolução do atletismo. Fracasso total.
As evidências mostram que existe um fortíssimo esquema, Brasil afora, envolvendo dirigentes, instituições, técnicos e atletas de fachada que aproveitam a fragilidade de controle e costumeira omissão do Ministério do Esporte para ganharem dinheiro fácil.
Repete-se no programa da Bolsa Atleta o que já vimos no Segundo Tempo, assim como nas farsas da Lei de Incentivo ao Esporte. A três anos dos Jogos Rio 2016, o governo continua jogando dinheiro pela janela.
http://www.df.superesportes.com.br/app/noticias/mais-esportes/2013/05/05/noticia_maisesportes,44445/bolsa-atleta-estudantil-vira-um-fiasco-olimpico.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aluno com a camisa assinada pelos amigos é bem fim de ano

Dez músicas para Campo Grande no modo aleatório

Tem rap sem palavrão que é bom. Mas censurar palavrão do rap, não.