A caixa do mercado: Puxa, como morre jornalista né hahaha



Um dia destes, há tempos, mas nem tanto assim, ainda neste ano (será que já contei esta história?) na minha rotina de “não basta ser pai, tem de ir ao mercado” ocorreu algo ironicamente mórbido. Tive a sorte de, ao me dirigir ao caixa, ser atendido por aquelas funcionárias que se sentem à vontade de puxar a conversa. Mesmo que você não queira.
E, no meu incrível defeito de não saber dizer não, fui respondendo o básico. “É, tenho filho... é, parece que vai chover, verdade, como aumentou o preço da carne”, e por aí vai. Não sei porque existe aquela placa Caixa Rápido. Deve ser uma pegadinha...
Até que, tchan tchan tchan, a parte ironicamente mórbida. “O senhor trabalha em o quê? Sou jornalista. Puxa, como morre jornalista né (risadas, dela). É (riso amarelo e não é porque sou nipo-brasileiro). Morre jornalista adoidado né moço (ela insiste). Verdade, deixo eu ir antes que alguém me apague (outra risada tão verdadeira quanto artista candidato à participante de A Fazenda) e fui!
Lembrei desta venda, pelo caso de Ponta Porã, em que foi morto nesta semana proprietário de jornal. Lá na fronteira, outro já havia morrido também neste ano. Em Campo Grande, tem uns casos também, e, a maioria não esclarecida totalmente.
Antigamente, pelo menos uns dez anos, ainda facultativo (segundo o caboclo, termo usado para quem cursa faculdade) compartilhava da opinião de que “certos tipos” de jornalistas não mereciam destaques pois os mesmos eram “picaretas” ou “morreu por causa de esquema”. Muita gente pensa assim e respeito. Mas, eu mudei o ponto de vista quando na mesma época conversando com um jornalista, em minha modesta opinião o melhor que surgiu na nossa terrinha, disse uma coisa que não esqueci. “Independente do que ele fazia, era jornalista. Não pode discriminar. Se não, daqui e pouco é outro que morre, e outro, e outro. E aí?! O fato é que um jornalista morreu e tem de ser investigado as causas e tentar prender os envolvidos. Você pode até discutir a idoneidade do figura, mas tem de ser apurado o crime.”
É ruim este sentimento de impunidade. Pior é saber que a solução dos crimes náo é regra, é exceção. Mas, vamos lá, acreditar é preciso. Ou não?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aluno com a camisa assinada pelos amigos é bem fim de ano

Dez músicas para Campo Grande no modo aleatório

Tem rap sem palavrão que é bom. Mas censurar palavrão do rap, não.