Palmeiras com medo dos 'torcedores'. Isso não é futebol



Comecei a gostar de futebol por causa da alegria. Sempre admirei mais os dribles, a graça, do que o gol. Quando garoto, mesmo sem ter visto a dupla jogar, me imaginava mais ser Garrincha do que Pelé. Não esqueço da Ola no México em 1986 e faz bem aos ouvidos escutar um ooohhh!, após uma bela jogada,acabando ou não em gol.
Mas, hoje, a coisa anda séria demais. O pessoal parece que não sabe brincar. Escrevo isto para falar da situação do Palmeiras. Que negócio é esse do time ter medo da torcida? Esconder a programação do elenco por medida de segurança? Jogadores terem medo de que algo aconteçam com eles ou com as famílias?
Obviamente, ninguém queria ver o time nesta situação. Nem jogadores, tampouco a torcida. A queda para série B está tão perto de ser um fato concreto quanto promessa de candidato a prefeito.
Mas, daí chegar à agressão, é exagero, coisa de dããã . No hino do Verdão, tem um trecho que diz ‘torcida que canta e vibra’. A não ser que mudaram para ‘ torcida nervosinha que paga mico’, o que acho difícil, os “torcedores” estão equivocados. Chorem, vaiem, mas, apelou perdeu.
E do lado da diretoria também. Que planta o que colhe ao muitas vezes conceder regalias a torcedores organizados. E erra mais ainda em demonstrar medo. Teria de explicitar que o clube é seguro. Se há ameaças, que se registre boletim de ocorrência na delegacia. Mas, que atitudes sejam tomadas para o elenco trabalhar em paz. Além de tudo, eles são trabalhadores. Ou você gostaria de que um monte de gente ficasse te aporrinhando enquanto trabalha?
O Palmeiras é só um exemplo. Casos como esse se tornaram freqüentes, até na Série B aconteceu.
Eu não vou deixar de gostar de futebol por causa de meia dúzia de ‘falsos torcedores’. Mas, como desejaria que parassem com essa coisa de “time de guerreiros”, aplaudir chutão e xingar quem aplica um drible, ou criticar a comemoração de um gol, e fosse enaltecida a alegria do jogo, ah, isso sim. Mas, parafraseando Mano Brown, “acorda Sangue Bom, isto aqui é futebol real, truta, e não Pokémon”!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aluno com a camisa assinada pelos amigos é bem fim de ano

Tem rap sem palavrão que é bom. Mas censurar palavrão do rap, não.

Educação nos EUA sob ataque conservador é mais do que um aviso