Pergunta de 360 graus, Filme nacional, você gosta?


Após dois anos, e isto atualmente é uma eternidade, assisti ao Tropa de Elite 2. Eu gostei, sem entrar na questão se o primeiro foi melhor. Há uma semana, li uma coluna de um cara que admiro muito, André Forastieri, e ele ressalta que não assiste produções nacionais. Prefere os blockbusters, por ene motivos, a maioria logicamente bem fundamentada. E, diz que um amigo seu detonou o 360 graus, novo longa metragem de Fernando Meireles. Porque ele, Forastieri, enfatiza que não assiste produções tupiniquins.
Bom, se bobear, levarei uns dois anos para assistir o ‘duas voltas’ em questão, por motivos de força menor (ou menorzinha, como queiram). Mas, o que me instigou é a afirmação de não ver filme brasileiro. Tem muita gente que compartilha da mesma atitude. Por motivos, digamos, mais estereotipados, do quilate de “só tem sacanagem”, “só fala palavrão”, e por aí vai. Sei, sei, ainda bem que certas cenas de novela são feitas sob medida para canais como Rede Vida, Imaculada Conceição, Canal Rural...
Poxa, sou apenas um caboclo que gosta de filme. Não sou cinéfilo, nem diretor, larguei pós de linguagem audiovisual no começo, mas, confesso, que gosto de filmes brazucas. Do mesmo jeito que tem coisa ruim, tem coisas bacanas. Da mesma forma que existe com produções européias, americanas, orientais, etc ,etc.
Gostei do Cidade de Deus, do hoje badalado Meireles, dos Matadores, de Beto Brant, do Meu Nome não é Jhonny, de Mauro Lima, e, sim, alguns dos Trapalhões, da época do Mussum e Zacarias. Estes lembro de cabeça. Mas, certamente, tem várias.
Por outro lado, no posto de gasolina perto de casa, ouvi uma frase interessante de um homem para uma mulher, com a televisão transmitindo novela da Globo. “Os americanos sabem fazer filme. Já, brasileiro, sabe fazer novela. Nisso, somos os melhores do mundo”. Interessante não?
E, você, concorda, recorda, dá corda?

Comentários

  1. assisto, gosto, e estou sentindo falta de ver mais producoes brazucas (alguma dica recente para eu baixar aqui??). e nao satisfeita, nao paro por ai, tb indico pros gringos, que assistem e muitas vezes (a maioria) ficam felizes com oq veem. quanto as novelas brasileiras, acho que virou aquela coisa de "uma mentira bem contada, vira 'verdade'" e "a gente" (ou, "tem gente") acabou acreditando que fazemos as melhores novelas do mundo. well, reproduzindo outra cena interessante: eu assistindo novela das 8 - na minha epoca pelo menos era o filet mignon das producoes da globo, certo? - entra meu marido-gringo na sala e me pergunta (sem nenhuma ironia nenhuma, mas na maior da sua real honestidade): "honey, oq vc esta assistindo? jack ass?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa hein. O interessante no Brasil é que você nem precisa assistir novela para valer. A indústria que gera em torno dela (revista e sites de fofocas, reportagens em jornais), acaba sendo algo autofágico. Ou seja, mesmo que você não goste, alguém comenta como se todos assistissem, e, dependendo do caso, ai se você contrariar rsrs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aluno com a camisa assinada pelos amigos é bem fim de ano

Dez músicas para Campo Grande no modo aleatório

Tem rap sem palavrão que é bom. Mas censurar palavrão do rap, não.