Só agora fui apresentado ao Meu Amigo Robô
O “azar” foi sair em um ano que teve O Menino e a Garça, e Homem Aranha e seus multiversos. Robot Dreams (Meu Amigo Robô), de 2023, é uma baita animação que só assisti agora.
Do espanhol Pablo Berger, é uma adaptação de um conto de Isaac Asimov (nome obrigatório pra quem curte ficção científica). O longa animação de uma hora e quarenta é muito bonito. A história gira em torno de Dog, solitário cachorro que decide comprar um robô pra lhe fazer companhia. Não demora e eles se dão super bem. As partes em que eles dançam estão entre as preferidas.
Ah, o filme não tem diálogos. Pode parecer estranho, já que se passa em um mundo animal sem pessoas humanas, mas gostei de não escutar cachorros e afins a falar.
Tudo muito bem, tudo muito bom, até que o robô e o Dog se empolgam na praia e o ser metálico pifa diante da combinação areia e água salgada.
Daqui em diante, a animação mostra pra valer a razão de seu sucesso. Pena que passou bem longe das salas de cinema. Eu não lembro.
A dupla é forçada a se separar por um tempo e nesse hiato vive situações que colocam a prova o relacionamento.
Saudades, delírios, e muita coisa passam por eles. Assim como novos personagens.
A história podia virar um drama comum. E em alguns momentos dá pinta disso. Porém, seus personagens relutam em sedimentar clichês e/ou tristezas.
Sobretudo o robô. Aliás, outro ponto bacana é ficar longe da tentação “robôs vão dominar o mundo”. Esse é gente boa. Ou programado para ser, será?
Os traços e a técnica do desenho são realmente muito boas. Quem entende do riscado me disse que deu um trabalho e tanto.
A trilha sonora é bem bacana. A reboque dos anos 80, época em que se passa a animação, a aposta foi em uma playlist majoritariamente alto astral. Músicas conhecidas como Happy (William Bell) e September (Earth, Wind & Fire) caíram bem.
Deu né. Vai lá assistir. Se já viu, e aí?! O que achou?
Abraço, cuide-se.
Se gosta das groselhas que escrevo apoie.
PIX/e-mail blogdokisho2@gmail.com
Nas redes por aí:
Instagram – @lucianokisho77
Blue Sky - @lucianokisho.bsky.social
Threads – @lucianokisho77
XTwitter - @KishoShakihama
Comentários
Postar um comentário