Dia da Mulher e o...‘é melhor ficar calada!’
Duas situações nesta semana me incomodaram acima da média. A primeira foi um vídeo curto, no Instagram. Segundinhos da Jane Birkin. Atriz, cantora, compositora, modelo. Se a desconhece, pesquisa rapidinho que aparece uma pá de coisa interessante.
Porém, como se fora cena do Não Olhe Para Cima, para a maioria ela é “apenas” a mina bonitona que teve altos lances com Gainsbourg.
No pequeno trecho da conta Cinematologist - até compartilhei no Insta - compilado de uma entrevista, Jane Birkin diz algo como “quem quer uma vida fácil? É um tédio”. Pequeno corte na edição e a inglesa que viveu a maior parte de sua história na França diz “Eu prefiro isto”, e movimenta uma das mãos para cima e para baixo ao representar uma sucessão de, sei lá, momentos intensos com outros nem tanto.
Ao que parece, disse numa boa, aos risos.
Daí fui ver alguns comentários e, infelizmente, não me surpreendi. “Vem para algum país de terceiro mundo”. “Falou a mulher branca, europeia, que nunca passou necessidade na vida”, e por aí vai. Mulher bonita sofre. Contém ironia. Mulher sofre de tudo quanto é jeito.
Nem entro no mérito do contexto da época da entrevista.
Se tu prefere uma vida “fácil”, ok, sem problemas. Daí a culpar a personagem em questão por ela ser famosa? Ter sacudido a moral e bons costumes, curtido a vida? Em julho fará um ano da sua morte.
Vai saber se ela teve de encarar umas barras. E, se não – acho difícil - qual é o problema? Ser ícone? Incomoda? Perdão, o problema é contigo. Sem essa de projetar em outra pessoa, mulher.
A outra coisa me pegou mais. O quase nada de impacto sobre a volta de Cuca a trabalhar de técnico. Aquele que quando foi ao Corinthians, viu um clima insustentável por acusação de estupro de uma menor quando da época em que era jogador. Desta vez, noticiário deu pouca atenção. Claro, Brasil se resume praticamente ao eixo Rio-SP, quase e sempre.
Os contras e as contras a pesarem sobre a ida de Cuca para o Athletico-PR foram praticamente sufocados e sufocadas em nome do futebol “jogado dentro de campo”.
Os defensores de Cuca argumentarão, com a anulação do caso de relação sexual sem consentimento com uma menina de 13 anos, na Suíça ocorrido em 1987, ele foi inocentado.
Especialistas na esfera jurídica avaliam ser incorreto afirmar que Cuca, atualmente com 60 anos, foi inocentado, uma vez que não houve uma mudança de veredicto.
Texto da Alicia Klein, no UOL Esporte, é daqueles de misturar sentimentos e leva o direto título
Torcedoras do Athletico são massacradas nas redes após contratação de Cuca.
Vai uma parte e, como ela avisa Alerta de gatilho para violência contra a mulher
“Com o Dia Internacional da Mulher chegando, parece-me fundamental conscientizar a todos do tamanho do buraco, para que haja esperança de um dia sairmos dele — garanto que não será com flores e caixas de bombom.
Senta que lá vem misoginia:
"A favor [da contratação de Cuca] e quem for lacrar no estádio tome muito cuidado (emoji de caveira)"
"Calada fêmea"
"Fica quieta aí p3ta, fds se ele é estrupad0r (sic) caralho eu quero ganhar títulos porra, ele que morra e vá pro inferno depois, aqui né página do teu time não vagab3nda"
Se conseguir (em mais de um sentido do verbo) ler a coluna, saiu nesta terça-feira (5), vai entender o tamanho do buraco.
Foi mal fechar o meio de semana assim. Ainda bem que tudo tem seu fim. De semana.
Repito frase de 9 de março de 2023, ainda no Drugstore Kishô:
Parabéns pelo Dia da Mulher. Como se precisasse, né.
É isso por hoje. Quiser trocar ideia, dizer algo, estou por aí nas redes e tal.
Instagram – https://www.instagram.com/
Twitter – https://twitter.com/
Threads – lucianokisho77
Linkedin - https://www.linkedin.com/in/
E-mail drugstorekisho@gmail.com
Se quiser apoiar o trampo do bloguinho de alguma forma, estamos por aqui também.
Via PIX, a chave é lucianoshakihama@gmail.com
Links relacionados ao post da vez:
- Part of an interview with Jane Birkin from 1969.
https://www.instagram.com/
- Cuca é inocente? Especialistas explicam anulação de condenação de técnico por estupro na Suíça
- Torcedoras do Athletico são massacradas nas redes após contratação de Cuca
https://www.uol.com.br/esporte/colunas/alicia-klein/2024/03/05/torcedoras-do-athletico-sao-massacras-nas-redes-apos-contratacao-de-cuca.htm
Abraço a todas e a todos. Se cuidem.
Comentários
Postar um comentário