Krenak, MS no meio, e até Bonner. Escutar Programa de Índio é a dica da vez

Fazia tempinho que não escutava as histórias da Rádio Novelo. Gosto muito (não só) da voz da Branca Vianna. Dispensa apresentação o trabalho dessa equipe. Se ainda desconhece, é a galera que produziu o destruidor Praia dos Ossos.
Esse Programa de Índio é um baita episódio.
Tem Krenak, quem admiro bastante, e foi o que à primeira vista me puxou para dentro. Ele cita sua lembrança sobre o assassinato de Marçal de Souza (foi morto em Bela Vista, no ano de 1983).
O agora também imortal das letras é entrevistado para - ponto de partida – falar sobre como surgiu e repercutiu na ocasião o programa transmitido pela rádio da USP na década de 1980.
Daí vem a citação da então Rádio Difusora, de Campo Grande, e tal.
A parte da participação de William, na época, bem distante de ser o Bonner do JN, é apenas uma das passagens interessantes contadas neste episódio.
Cara, sem dúvida, umas das melhores coisas que escutei em podcasts em meses. Claro, a temática é indígena. Só que por um lado bem interessante.
Novamente, para quem é de Matão do Sul, de MT também, de repente pega um pouco o lado sentimento. Tanto de ter noção geográfica como o de, em meu caso, conhecer mais de histórias que dificilmente foram, são, e serão contadas por estas bandas.
Resistência, história, política, família, artes. O fio condutor é feito por Idjahure Terena, filho de Mac Suara. Quem? Se desconhece, vale a pena desenrolar esse novelo para descobrir.
Programa de Índio é altamente recomendável. Menos, é claro, para quem prefere o tom incendiário de quem se acha pop, tech, tudo…
E, mais não falo. Melhor, muito melhor escutar.
Eu ouvi pelo Spotify, mas se preferir outras opções e mais detalhes sobre o episódio clica aqui
Também pode ser pelo YouTube

Fica a dica.
Curtiu? Diga aí o que pensou sobre e tal.
Momento Se puder, ajuda aí
Se curte o bloguinho, apoie do jeito que quiser. Dá uma força a este que escreve e a quem depende dele.
Quiser trocar ideia pelas redes
Threads – lucianokisho77
Abraço


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aluno com a camisa assinada pelos amigos é bem fim de ano

Tem rap sem palavrão que é bom. Mas censurar palavrão do rap, não.

Dica da vez é o punk rock do Bravo e Meio Complicando Coisas Simples