Obama fala (muito) sobre crise climática, alimentos, pobreza, jovens, etc para leigos que nem eu

Não precisa ler tudo de uma vez. Se for o caso, finja que é um seriado e divida em capítulos ou que é um longo filme ou trilogia. Ou imprima.
Mas, leia. É muito bom, bacana, e mostra o quanto precisamos evoluir nas nossas discussões e mais ainda a maioria dos políticos, burocratas, e donos de nosso país.
Abraço

Extraído do site do www.theguardian.com que publicou em 26 de maio e
adaptado de palestra dada por Barack Obama no Seeds & Chips Global Food Innovation Summit, no começo de maio em Milão, Itália.


Alimentos e mudança climática: "Ainda podemos agir e não será tarde demais"

Durante o curso da minha presidência, fiz a mudança climática uma prioridade, porque acredito que, para todos os desafios que enfrentamos, este é o que vai definir os contornos deste século mais dramaticamente, talvez, do que os outros. Nenhuma nação, seja grande ou pequena, rica ou pobre, estará imune aos impactos das mudanças climáticas. Já estamos experimentando na América, onde algumas cidades estão vendo inundações em dias ensolarados, onde as temporadas de incêndios são mais longas e mais perigosas, onde em nosso estado ártico, no Alasca, estamos vendo linhas de costa em rápida erosão e geleiras recuando a um ritmo não visto nos tempos modernos.

Ao longo dos meus oito anos de mandato, aumentamos drasticamente a nossa geração de energia limpa, agimos para reduzir o uso de energia suja e investimos em eficiência energética em todos os níveis. Na Cimeira de 2015 sobre mudanças climáticas, em Paris, ajudamos a liderar o mundo no primeiro acordo global significativo para um futuro de baixo carbono.

Mas aqui está a coisa: mesmo que cada país de alguma forma põe os freios sobre as emissões, a mudança climática ainda teria um impacto sobre o nosso mundo para os próximos anos. Nosso clima em mudança já está dificultando a produção de alimentos, e já vimos encolher os rendimentos e aumentar os preços dos alimentos que, em alguns casos, estão levando à instabilidade política. E quando a maioria dos pobres do mundo trabalha na agricultura, os graves desequilíbrios que temos trabalhado tão duro para fechar entre países desenvolvidos e em desenvolvimento serão ainda mais difíceis de fechar. O custo será suportado por pessoas nas nações pobres que estão menos equipadas para lidar com isso. De facto, alguns dos fluxos de refugiados para a Europa não são originários apenas de conflitos, mas também de locais onde há escassez de alimentos, que irão piorar à medida que a mudança climática continuar.

Agora, a boa notícia é que existem medidas que podemos tomar que farão a diferença: nos Estados Unidos, conseguimos reduzir as nossas emissões, mesmo que a nossa economia cresça. O mesmo é verdade em muitas partes da Europa. Tomemos a produção de alimentos, por exemplo. É o segundo principal motor de emissões de gases de efeito estufa, depois de apenas a produção de energia. Contudo, já identificámos formas de fazer face a este desafio. O caminho para um futuro alimentar sustentável exigirá libertar o poder criativo dos nossos melhores cientistas, engenheiros e empresários, apoiados por investimentos públicos e privados, para implementar novas inovações na agricultura inteligente para o clima. Melhores sementes, melhor armazenamento, culturas que crescem com menos água, culturas que crescem em climas mais severos,

Tudo isso pode ajudar a garantir a segurança alimentar nos países pobres, mas também pode nos ajudar a garantir que, ao produzir o alimento que precisamos para alimentar os bilhões de pessoas neste planeta, não estamos destruindo o planeta o processo.

Uma parte disto também vai estar desperdiçando menos comida. Temos de criar uma cultura alimentar que incentive a demanda por alimentos mais saudáveis ​​e mais sustentáveis. Na verdade, certificar-se de que as pessoas têm alimentos saudáveis ​​para comer alivia uma grande parte do custo médico que estamos vendo crescente no mundo avançado, e se somos capazes de reduzir os nossos custos de saúde, que, por sua vez, permitirá desviar os Recursos para aliviar ainda mais a pobreza em muitas partes do mundo. Quando as famílias obtêm o alimento de que necessitam, vemos que os resultados da educação aumentam, vemos os custos de saúde caírem e vemos a atividade econômica melhorar; E quando, nos Estados Unidos, o número um desqualificador para o serviço militar é a obesidade, podemos até mesmo ser capazes de reforçar a nossa segurança também.

Então a boa notícia é que estamos começando a ver uma maneira melhor de alimentar um planeta em crescimento, combater a fome ea desnutrição, colocar comida saudável sobre a mesa e salvar nosso ambiente. E nada disso é impossível. Podemos olhar para os sucessos que já fizemos: apenas na última década, o número de pessoas subnutridas no mundo foi reduzido em mais de 160 milhões .

Não creio que nenhuma parte do mundo tenha de ser condenada à pobreza e à fome perpétuas. E eu não acredito que este planeta está condenado a temperaturas cada vez mais elevadas. Creio que são problemas causados ​​pelo homem e que podem ser resolvidos pelo homem.

Foto do ano passado/Reprodução do Instagram do Obama

Eu gosto de citar as palavras do Dr. Martin Luther King Jr, que acreditava que há uma coisa como sendo tarde demais. Quando se trata de mudança climática, a hora está quase em cima de nós. Se agimos com ousadia e rapidez, se deixarmos de lado nossos interesses políticos em favor do ar que nossos jovens respirarão, e do alimento que comerão, e da água que beberão; Se pensarmos sobre eles e suas esperanças e sonhos, então agiremos, e não será tarde demais. E podemos deixar para trás um mundo que é digno de nossos filhos, onde há conflito reduzido e maior cooperação - um mundo marcado não pelo sofrimento humano, mas pelo progresso humano.

Comida não tem sido o foco das discussões sobre mudança climática tanto quanto deveria ter sido. Parte do problema é que não divulgamos o impacto da produção de alimentos sobre as emissões de gases de efeito estufa. As pessoas entendem naturalmente que grandes chaminés têm poluição neles - eles entendem a poluição do ar, então eles podem facilmente fazer a conexão entre a produção de energia e gases de efeito estufa. A maioria das pessoas não está tão familiarizada com o impacto das vacas e do metano. Portanto, parte do problema que precisamos abordar é apenas falta de conhecimento no público em geral. Tenha em mente o tempo que levou para educar as pessoas sobre a mudança climática, e ainda temos muito trabalho a fazer.

Parte disso é que a comida é uma questão muito emocional. Porque a comida é tão perto de nós, e faz parte de nossas famílias, e é parte do que fazemos todos os dias, as pessoas são mais resistentes à idéia de governo ou burocratas nos dizendo como comer, o que comer, como crescer isto. A verdade é que as comunidades agrícolas em cada país são muito fortes, politicamente. Historicamente, nos Estados Unidos, a área em que os democratas e os republicanos concordam está no comitê de agricultura, porque eles geralmente vêm de estados agrícolas, e eles são muito bons em unir-se através de linhas partidárias para proteger o interesse dos produtores de alimentos.

Se você combinar todas essas coisas com o fato de que o sistema é tão desigual - há países que apenas precisam de mais alimentos, e há países onde há um excesso de alimentos - que faz para uma dinâmica política difícil em que para moldar a política racional . Agora, depois de ter dito isso, esta é uma área onde estamos começando a ver alguns progressos. Nos Estados Unidos, uma das coisas que tentamos fazer é trabalhar com os agricultores para pensar em como eles poderiam produzir as mesmas quantidades de alimentos de forma mais eficiente, com menos emissões de gases de efeito estufa. E o que eu sempre disse é que se você quiser fazer progressos nesta área, você tem que levar em conta os interesses dos próprios produtores. Os agricultores trabalham duro, e especialmente com pequenas fazendas, ou fazendas familiares, eles sentem que eles estão sempre a apenas um passo de perder tudo.

Obviamente, uma grande parte da agricultura é dominada pelo agronegócio, mas na medida em que você pode mostrar aos pequenos e médios agricultores formas de fazer as coisas melhor que lhes poupar dinheiro - ou pelo menos não lhes custa dinheiro - Estão felizes em adotar alguns desses novos processos. Mas se o que eles vêem é que você está colocando as questões ambientais como uma prioridade sobre seu interesse econômico, então eles vão resistir.

Isso é verdade nos países avançados, e também nos países pobres. Meu pai é do Quênia. A primeira vez que visitei, falei com alguns conservacionistas que ficaram muito chateados porque alguns dos parques de jogos estavam sendo invadidos por fazendeiros - ou os Maasai com seu gado, ou fazendeiros de subsistência que estavam cortando e reduzindo o ecossistema. E minha irmã - que é do Quênia e tem uma visão menos romântica sobre animais e parques de jogo - disse: "Bem, se todo o dinheiro dos parques de jogo está indo para as agências de turismo em Nairobi e não vai para os agricultores ao lado, então É claro que eles não vão cuidar. Mas se eles vêem algum interesse econômico em ajudar a conservar esta terra, eles vão participar. "E que, de fato, tem sido o caso. Onde você viu o sucesso na conservação, É porque você trouxe os agricultores locais e você ensinou-lhes como isso é melhor para eles. Isso tem que ser uma prioridade. Se quisermos ser bem sucedidos, temos de envolver os produtores.

Temos também de envolver os consumidores. Meu bom amigo Sam Kass cozinhou para nós na Casa Branca, e ajudou a moldar a política de nutrição dos Estados Unidos. Ele trabalhou com minha esposa para promover uma alimentação saudável, e a maior parte do impacto que ele teve não foi a legislação, foi aumentar a conscientização com os pais sobre o que a alimentação insalubre estava fazendo com seus filhos e mostrar como milhões de crianças poderiam comer refeições saudáveis. A chave é dar às pessoas boas informações. Podemos fazer progressos na educação do mundo avançado sobre a necessidade de reduzir, apenas por razões dietéticas, a quantidade de carne que as pessoas consomem em qualquer refeição, especialmente se for desperdiçada. Quando você tem comida fresca, você é menos provável a desperdiçá-lo, porque não dura tanto tempo - você comprá-lo no dia que você está indo para comê-lo e usá-lo.

O ex-presidente no evento do começo do mês/Reprodução do Instagram do Sam Kass

Se as pessoas se sentirem como se elas não têm controle sobre suas vidas, ou que seus filhos não têm um bom futuro, então eles vão resistir aos esforços para lidar com a mudança climática porque agora eles estão preocupados sobre a alimentação de seu filho. É um luxo se preocupar com a mudança climática; Você tem que ter o suficiente para comer antes de começar a se preocupar com o que vai acontecer com o planeta 30 anos a partir de agora. Se não prestar atenção à crescente desigualdade - e o fato de que a tecnologia ea globalização estão se acelerando - haverá uma reação.

A tecnologia está a tornar muitos sectores da economia muito mais intensivos em capital e muito menos intensivos em mão-de-obra. Nós o vimos na fabricação, mas agora está se movendo através de grandes porções do serviço e setores de gestão também. Este será um grande problema no mundo avançado e, a longo prazo, também no mundo em desenvolvimento. É uma das coisas que mais me preocupam, porque o trabalho não apenas fornece renda - também proporciona às pessoas um senso de dignidade e status em sua sociedade. Estou certo de que em muitos países do Oriente Médio, por exemplo, ou no sul da Ásia, parte do problema que leva à radicalização e ao conflito é ter um grande número de jovens desempregados que não têm nada a fazer - essa falta de Significado e propósito se canalizará de maneiras insalubres.

O melhor exemplo dos tipos de problemas que vamos enfrentar vem de carros sem motorista . Os carros sem motorista estão chegando. As tecnologias estão aqui e, eventualmente, as barreiras regulamentares vão quebrar. A verdade é que podemos criar um sistema de carros sem motorista que são mais seguros, mais eficientes em termos de consumo de combustível e mais convenientes. Mas nos Estados Unidos sozinho, existem 3 ou 4 milhões de pessoas que fazem bons vivos apenas dirigindo. E onde eles vão trabalhar, se de repente caminhões e ônibus já não precisam de drivers? Temos que antecipar essas coisas agora.

Meu palpite é que, finalmente, o que vai acontecer é que todo mundo vai ter que trabalhar um pouco menos, e vamos ter que espalhar trabalho em torno de mais. Mas isso vai exigir uma reorganização do pacto social. Isso exige que mudemos a nossa mentalidade sobre a ligação entre trabalho, renda eo valor das pessoas na profissão docente, ou cuidados de saúde, ou certas coisas que não podem ser feitas por AI ou um robô. E um dos meus objetivos como presidente - um dos objetivos de cada líder de todos os países agora - estava pensando naquele tempo daqui a 20 anos, ou daqui a 30 anos, quando a tecnologia eliminará setores inteiros da economia.

Como nos preparamos para isso? Como começar a criar, ou pelo menos ter uma conversa na nossa sociedade sobre como garantir que o trabalho e as oportunidades se espalhem, e que todos tenham a chance de viver uma vida boa e satisfatória, em vez de ter algumas pessoas que estão trabalhando 80 ou 90 horas por semana, e fazer enormes rendimentos, e então uma grande parcela de trabalhadores despedidos que cada vez mais têm um tempo difícil apoiar as famílias. Isso não é um mecanismo sustentável para a democracia e uma sociedade saudável.

As pessoas que me conhecem melhor dizem que não mudei muito desde que me tornei presidente. E eu estou feliz com isso. Um dos perigos de estar no olho público, estar no centro das atenções, estar em posições de poder, é como ele vai mudar a sua alma. Há uma expressão: você começa a "acreditar em seu próprio hype" - você começa a acreditar que você merece toda a atenção. Na verdade, descobri que me tornei mais humilde quanto mais tempo estive no cargo. Mas também acho que fiquei menos temeroso. Quando você é jovem, você sente que tem algo para provar, e às vezes se preocupa em cometer erros. Uma vez que você foi presidente dos Estados Unidos, então a) você cometeu um erro todos os dias; B) todo mundo viu você falhar, e grandes porções do país acham que você é um idiota - mas é um sentimento libertador quando você percebe, "OK, eu ainda estou aqui",

Quando eu era presidente, onde quer que eu fosse, eu sempre me encontrava com jovens. E sempre me daria energia e inspiração para ver quanto talento e sofisticação e otimismo e idealismo existiam entre os jovens nos Estados Unidos, em toda a Europa, em toda a Ásia, África e Oriente Médio. O problema é que, com tanta frequência, as vozes dos jovens não são ouvidas, e quando querem se envolver em questões, elas não sabem como, e elas não têm as ferramentas.

Assim, eu e outros temos falado sobre como podemos criar uma rede eficaz de ativistas globais - alguns dos quais estão na política, alguns dos quais estão no negócio, alguns dos quais estão no jornalismo ou trabalhando para ONGs - e fornecem-lhes as ferramentas , A formação, as redes, as relações, o financiamento, para que possam ser ainda mais eficazes. Isso é provavelmente o que eu vou passar a maior parte dos próximos 10 anos. Tenho um monte de cabelos grisalhos agora. As pessoas sempre me perguntam: "Oh, Senhor Presidente, você sabe, precisamos de você, queremos que você se envolva", e estou feliz em me envolver, mas a maior coisa que eu acho que posso dar é ter certeza de que alguém Que tem 20 anos, ou 21, ou 25 - que está pronto para deixar sua marca no mundo - eu posso ajudá-los, para que eles possam levá-lo para o próximo nível.

Quando eu era jovem, eu dei à minha mãe muitas dores de cabeça. Eu nem sempre fui o melhor aluno, e nem sempre fui a pessoa mais responsável. Não foi até que cheguei à faculdade que comecei a pensar em muitos dos problemas mais amplos que o mundo estava enfrentando, mas o momento para mim em que eu comecei a entender a liderança foi quando me mudei para Chicago. Eu tinha sido inspirado pelo movimento de direitos civis, e eu queria estar envolvido de alguma forma em trazer a mudança. Eu tenho um trabalho trabalhando com comunidades de baixa renda, eo que eu aprendi foi que a marca de um bom líder é alguém que é capaz de capacitar outras pessoas. Tão frequentemente nós pensamos da liderança como alguém na parte superior que está requisitando outras pessoas ao redor. Mas acontece que - para mim, pelo menos - o que me fez entender a liderança era quando eu podia ver alguém que pensava que não tinha voz,

Quando pensamos em questões como segurança alimentar ou alterações climáticas, em última análise os políticos podem ajudar a orientar a política. Mas a energia para trazer a mudança vai vir do que as pessoas fazem todos os dias. Vai ser de pais que estão preocupados com o tipo de impacto que as mudanças climáticas podem ter em seus filhos ou de pessoas de negócios esclarecidas que dizem: "Como podemos usar menos energia na produção dos produtos que estamos fazendo?" Decisões que estão sendo feitas individualmente que acabam tendo tanto impacto como qualquer coisa, e isso é certamente verdade em nossas democracias.

As pessoas têm a tendência de culpar os políticos quando as coisas não funcionam. Mas, como eu sempre digo às pessoas, você recebe os políticos que você merece. E se você não votar e você não participar e você não prestar atenção, então você vai ter políticas que não refletem seus interesses.

Temos uma expressão nos Estados Unidos: “A roda estridente começa o óleo.” É certamente verdade que os políticos e os governos respondem às pessoas fazendo barulho e fazer exigências, e, por vezes, se certos grupos não ter sido ouvido antes, eles têm que Chamar a atenção daqueles que estão no poder.

Mas o maior erro às vezes feito por ativistas - quando eu era um ativista, às vezes cometi esse erro - é esquecer que uma vez que você tenha a atenção das pessoas no poder, então você tem que envolvê-las. Então você tem que fazer sua lição de casa e você tem que ter fatos, e você tem que estar disposto a comprometer e não esperar que você está indo para obter 100% do que você quer, porque - pelo menos se você estiver em uma democracia - suas demandas podem entrar em conflito com as demandas de outra pessoa. É muito importante estar disposto a pressionar o governo, mas também é importante propor soluções concretas, tomar o que você pode obter e, em seguida, tentar fazer mais progresso depois disso.

A segunda coisa que é cada vez mais importante é como moldar a opinião pública. É muito importante para as pessoas que estão interessadas em questões como a mudança climática ou desigualdade, ou o que quer que seja que você se preocupa, para encontrar formas eficazes de falar com o público e mudar a opinião pública. Abraham Lincoln costumava dizer: "Com a opinião pública não há nada que eu não possa fazer, e sem a opinião pública não há nada que eu possa fazer." E eu aprendi pessoalmente.

Precisamos encontrar maneiras de falar com os jovens que estão recebendo todas as suas informações fora de um telefone, e não se sentar e ler um relatório de 50 páginas. Você pode ter dois minutos para transmitir sua mensagem, ou cinco minutos, e eles podem estar mais interessados ​​em um vídeo do que na leitura de um texto. Você precisará criar uma mensagem forte, verdadeira e poderosa que os leve à ação - isso é algo que eu vou gastar muito tempo pensando.

Os jovens são mais conscientes hoje, são mais inovadores, são mais empreendedores. Porque eles são mais céticos do governo e da política, parece que muitas pessoas pensam: "Isso é um negócio sujo, eu não quero entrar nele, quem quer ser criticado e atacado o tempo todo?" Então você Estamos vendo um monte de pessoas que querem mudar o mundo pensando que talvez a melhor maneira de fazer isso é entrar em empresas ou organizações sem fins lucrativos.


Se eu fosse um empresário hoje, tentando ganhar dinheiro e vender meus produtos ou serviços, eu gostaria de entender esse mercado de jovens. Eles querem fazer a coisa certa, também. Se eles descobrem que o que você está vendendo não é bom para o meio ambiente, ou o que você está vendendo não é bom para as pessoas, ou se eles ouvem que você não trata bem os seus trabalhadores e não lhes paga um Salário, e não fornecem benefícios decentes, que podem afetar sua marca. E assim, parte do que mudou é a natureza dos próprios empreendedores, que podem ser mais socialmente conscientes, entrando em seus negócios. Mesmo se você não se importa com essas questões, seus clientes se preocupam. E você tem que estar prestando atenção a isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aluno com a camisa assinada pelos amigos é bem fim de ano

Dez músicas para Campo Grande no modo aleatório

Tem rap sem palavrão que é bom. Mas censurar palavrão do rap, não.