Os atletas, ‘sozinhos’, o esporte não mudarão

Depois do que aconteceu com o “chefão da natação brasileira”, mensagens de incentivo a esportistas boiaram na rede virtual. Do tipo, “vocês é que fazem o esporte!”, “denunciem, esportistas unidos jamais serão vencidos”, etc, etc. Essas coisas que a mim lembram manual de auto-ajuda...sei lá, fico com um pé atrás. Não é bem assim.

Para começar o atleta/jogador tem medo de uma coisa que, hoje assusta milhões (incluso eu): o desemprego. Acontece que, denunciar algum clube ou federação tem sempre o risco de você ficar “queimado”. E, daí, para a maioria arranjar um outro lugar é complicado.

E, se você já foi pelo menos do time da escola, ou tem filha ou conhecido que treina algum esporte, sabe. O que interessa é jogar, competir. Quando é esporte de alto rendimento então… o talento, que geralmente acaba por ter de sustentar a família, às vezes se aliena de um tanto que é incapaz de passar o código de barra de uma conta no caixa eletrônico. Ou, é sério, comprar uma passagem de avião. E contrata alguém para cuidar da sua vida. Ou, um da família quebra esse galho e toma conta de tudo.

Enquanto no mar de rosas estiver, há a preguiça de ver o quer está ruim. Daí junta com o pessoal que o mantém “contente”, e faz com que, mesmo o esporte que ele pratica mal das pernas, o importante é ele. Deixa esse lance de clube, federação, quieto. “Não vai dar em nada, mesmo”.

Torço para que os podres nos poderes continuem a aparecer. Agora, cobrar atitude só dos protagonistas do espetáculo é pouco e soa até confortável. Coletivamente quem sabe seja o começo de algo bom para todos. Pois, não… não, “é tudo a mesma coisa”.
Abraço.

*Texto meu publicado na edição de hoje (15) do jornal O Estado MS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aluno com a camisa assinada pelos amigos é bem fim de ano

Dez músicas para Campo Grande no modo aleatório

Tem rap sem palavrão que é bom. Mas censurar palavrão do rap, não.