Why don't presidents fight the war? E já se vão 15 anos da pedrada Mesmerize





Caros e caras, acho que ainda tenho o cd. Deve estar em algum lugar. Pois é, sei lá se é mais estranho desconhecer onde deixei o artefato ou o fato de ter um compact-disc nestas alturas da tecnologia.

Bora lá, para o que interessa. Em 2005, Serj Tankian, Daron Malakian, Shavo Odadjian e John Dolmayan mandaram o quarto disco do System Of a Down. E, de cara, primeira música e mandam um
Why don't presidents fight the war?
Why do they always send the poor?
Por que os presidentes não vão para a guerra?
Por que eles sempre enviam os pobres?



O Sistema Feudal (alas trocadilho doido de uma banda cover dos caras que escutei uma vez em um bar em Campão – será que existem ainda?) da banda armênia entregou um Mesmerize de pouco mais de meia hora. Porradão.

Bons tempos aquele em que esse som pesadão entrava até em parada de sucessos. No caso de quarto álbum da banda de Serj Tankian e companhia merecidíssimo.

It's a violent pornography
Choking chicks and sodomy

Isso é uma pornografia violenta
Sufocando garotas e sodomia

Sei, vamos cair naquele clichê: “ah, é aquele tipo de letra que soa a indignação juvenil, só a garotada que curte por um tempo e tal”. Pode ser, que bom. Sempre espero que de tudo quanto é coisa “indignada, alternativa, subversiva, antifascista”, se quando essa molecada crescer restam um por cento que seja, é bom sinal.

Volto ao Mesmerize. BYOB ganhou uma pá de prêmio, várias faixas frequentaram as paradas em um tempo que streaming no existia. Sobre prêmios e tal, colei do Wikipédia.

Para mim, foi o melhor álbum dos caras desde o Toxicity, de 2001. Tudo bem, os álbuns gravados em estúdio do SOAD dá para contar em uma mão. Eu acho.

E, a minha preferida é a última faixa. Sei lá, ás vezes rola umas predileções por músicas derradeiras, tipo última faixa mesmo. Acho que um dia falarei mais sobre isso. Lost in Hollywood é cantada por Daron Malakian. Aliás, para o bem ou para o mal, tanto ele como Serj têm uma voz cujo tom beira o incômodo, o irritante. Aliado ao peso da guitarra e, neste álbum, um climão meio de ópera ás vezes, curto bastante.

Mas Lost in Hollywood é muito duca. Até o óóóóóóóó - óóóóóó, considero doido. Daí vem uma levada com guitarra e com a letra imagens do lugar fincado em Los Angeles – sei lá lembra cenas e filmes como Mulholland Drive ou Cidade dos Sonhos (David Lynch, na direção, Naomi Watts e Laura Harring… baita filme). Enfim, dê uma chance e Mesmerize até o fim. Ou escute só o final. Você é quem sabe.

They look at you in disgusting ways
You should've never trusted Hollywood
Eles te olham de maneira asquerosa
Você nunca deveria ter confiado em Hollywood



É isso aí. Passei aqui mais para te lembrar. Fica a dica. Acha aí e bata cabeça de um jeito inteligente. Do jeito errado o desgoverno já faz isso para você. Pelo menos há quase um ano e oito meses.

Abraço, e se cuide.

* Em breve, estaremos em novo endereço. Aguarde e se puder, pode dar uma força agora também. Parece fácil, mas isso aqui dá um trabalhão. Prazeroso. Mas dá. Quem sabe, se pingar um apoio a gente aumenta a produção ou sei lá cria uma rede por whats. Ideias, ideias…

Qualquer coisa mande e-mail blogdokisho@gmail.com ou mensageie por aqui mesmo.

Também estou por aí em outras redes


Twitter: @KishoShakihama
Facebook: Blog doKishô
Linkedin: LucianoShakihama

Spotify: Playlist doKishô Por estes dias, salvei mais sete músicas. Escute lá, de repente. Aceitamos opiniões, críticas e sugestões para a coleção.

Dog Days Are Over – Florence + The Machine

Send My Love – Adele

Royals – Lorde

Eu Só Quero um Xodó – Rastapé, Baião de Quatro

Sunflower – Post Malone, Swae Lee

Partido Alto – Ao vivo – Cássia Eller


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aluno com a camisa assinada pelos amigos é bem fim de ano

Dez músicas para Campo Grande no modo aleatório

Tem rap sem palavrão que é bom. Mas censurar palavrão do rap, não.